Matriz SWOT ou Matriz FOFA para a tomada de decisões

Matriz SWOT ou Matriz FOFA para a tomada de decisões

A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em português) é uma ferramenta do planejamento estratégico criada nos anos 60 para o relacionamento dos pontos fortes e fracos das empresas, do ponto de vista do seu ambiente interno, com as oportunidades e ameaças que enfrentam no mercado.

A matriz possibilita os seguintes cruzamentos:

1) Pontos Fortes (análise interna) com as Oportunidades (ambiente externo): tirar a máxima vantagem dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

2) Pontos Fracos (análise interna) com as Oportunidades (ambiente externo): Desenvolver as estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades emergentes.

3) Pontos Fortes (análise interna) com as Ameaças (ambiente externo): Tirar a máxima vantagem dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

4) Pontos Fracos (análise interna) com as Ameaças (ambiente externo): As estratégias a devem minimizar ou eliminar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer frente às ameaças.

A combinação desses fatores permite a criação de cenários onde o objetivo é melhorar a tomada de decisão, ou seja, o cruzamento das informações detectadas durante o diagnóstico permite a criação de planos de ação que serão colocados em prática na execução da estratégia proposta.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Organização e alto desempenho

Organização é a função administrativa que realiza os arranjos necessários, relacionando trabalho e recursos, para que objetivos sejam alcançados. Isso é feito através do agrupamento

Leia mais