Pensive male customer looking away at copy space, touching chin, thinking. Handsome young man in casual shirt and glasses standing isolated over white background. Advertising concept

 “Preciso melhorar as ferramentas de tomada de decisão da minha empresa! O que fazer?”

BI (Business Intelligence) pode ser traduzido como Inteligência de Negócios e é uma metodologia que permite a utilização de ferramentas para coletar, transformar, organizar, analisar e distribuir informações necessárias e relevantes para a tomada de decisão.

Uma plataforma de BI deve ser capaz de trazer as informações de forma contextual, em conjunto com outras informações, que de outra forma estariam escondidas ou se mostrariam de difícil análise.

Essas informações podem ser extraídas de várias fontes importantes, como o ERP (Enterprise Resource Planning), que é software utilizado no dia a dia da empresa para faturamento, vendas, gestão financeira etc. Mas também podem ser extraídas de planilhas, documentos, e até de fontes externas, como a internet.

Um BI corretamente implementado deve, além de subsidiar os usuários com informações relevantes, também ser capaz de permitir a análise de causa e efeito dos fenômenos organizacionais. Assim, o gestor, em posse da informação e de suas causas será capaz de realizar a ação (ou decisão) necessária para a solução de determinada situação, corrigir os rumos do seu planejamento e, depois, realizar o acompanhamento através de novas análises, num ciclo de melhoria contínua.

 

“BI é somente para grandes empresas? Minha empresa comporta um BI?”

Até há alguns anos, quando se falava em BI a ideia remetia a grandes corporações que se utilizavam de enormes quantidades de dados oriundos de muitas unidades operacionais. E, realmente, isso custava caro.

Mas isso mudou! Com o avanço da tecnologia e o surgimento de várias plataformas, as soluções de BI tornaram-se acessíveis às empresas de todos os portes e orçamentos. Inclusive, é comum hoje em dia que os softwares ERP já tenham à disposição dos usuários um módulo de BI que pode ser adquirido ou integrado aos módulos operacionais utilizados pela empresa.

E aqui cabe uma ressalva: um projeto de Business Intelligence é muito mais do que um módulo ou uma tela com gráficos bonitos: é um conceito! Muitos fornecedores acabam vendendo projetos como soluções de BI a um custo bastante baixo, mas que não passam, muitas vezes, de uma maneira mais rápida de gerar relatórios e gráficos.

É importante lembrar que um BI corretamente implementado, como o próprio nome já diz, deve trazer inteligência para o negócio. Tem que ser utilizado em um ambiente onde há maturidade para a informação, e por isso as pessoas devem ser levadas em consideração. Deve ser capaz de acompanhar as mudanças que ocorrem no negócio em que a empresa opera, trazendo vantagem competitiva. E, ainda, deve ser utilizado como um processo, e não apenas como uma ferramenta.

Por isso, se você precisa tomar melhores decisões na sua empresa, um projeto de BI certamente é o caminho mais indicado. Mas antes de gastar dinheiro à toa, faça uma análise do seu negócio, defina exatamente o que você precisa e, mais importante, esteja preparado para as mudanças!

 

Como melhorar as decisões na minha empresa?

Preciso decidir, e agora?
Você já teve a sensação, em algum momento, que não tinha todas as informações disponíveis para tomar uma decisão? Não se preocupe, você não está sozinho! Dificilmente teremos à mão tudo o que precisamos para tomar a melhor decisão, e isso, na maioria das vezes não é um problema quando se trata de pequenas decisões do dia a dia.

Mas e na empresa?  Quando as decisões envolvem a vida de outras pessoas ou, ainda, os rumos do seu negócio? É nessa hora que percebemos que um pouco mais de informação é de muita relevância para que os resultados sejam os melhores possíveis para aquele momento.

Há duas formas de tomar uma decisão:

Não há certo ou errado e a tomada de decisão é um processo. Mas você já se perguntou se o processo decisório na sua empresa está baseado mais na experiência dos gestores do que em informações corretas e relevantes? E se o gestor não tiver experiência suficiente em determinado assunto para tomar uma decisão, ele tem a informação correta?

Se você não sabe responder a essa pergunta, isso pode ser um problema.Talvez sua empresa esteja precisando melhorar o processo decisório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *