Organização e alto desempenho

Organização é a função administrativa que realiza os arranjos necessários, relacionando trabalho e recursos, para que objetivos sejam alcançados. Isso é feito através do agrupamento de tarefas, atribuição de pessoas ou equipes de trabalho, alocação de recursos, entre outros. A organização é o momento de colocar em prática o planejamento, em seus níveis estratégico, tático e operacional, alinhando-os para os resultados que se esperam.

Sob uma dimensão estrutural, a organização trata de determinar quais as funções e atividades serão necessárias para, por exemplo, a produção de bens e serviços.

Do ponto de vista dos recursos produtivos, a organização está relacionada ao dimensionamento dos recursos que serão necessários colocar à disposição para a produção desses bens e serviços. Esses recursos podem ser: capital humano, tecnológico, financeiro, recursos naturais, tempo, etc.

Finalmente, após a definição das funções e atividades e a alocação dos recursos necessários, a organização determina o processo operacional. Ou seja, observando critérios de competências, habilidades técnicas, prazos, custos e muitos outros, agrupa as atividades, divide e distribui tarefas entre as várias áreas para que os resultados sejam alcançados.

Então, enquanto o planejamento funciona no mundo das ideias, a função de organização trata das coisas práticas, dos recursos e como transformá-los em bens e serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *