O PLANO DE NEGÓCIOS

O PLANO DE NEGÓCIOS é uma ferramenta de grande importância para o planejamento. Basicamente, o plano de negócios descreve os objetivos que se pretende alcançar com determinado negócio e a forma como esses objetivos serão alcançados.

Nele estarão previstos todos os recursos necessários e seus custos, sejam materiais, financeiros, tecnológicos e, principalmente, humanos. Além disso, com base nas previsões de quantidades produzidas e vendidas ou dos serviços que serão prestados, é possível projetar cenários de receitas que dirão se o negócio é viável, se é lucrativo e se o valor do investimento está retornando para o investidor.

Muitas análises financeiras e econômicas podem ser realizadas a partir de um bom plano de negócios. Essas análises irão auxiliar na tomada de decisões importantes, tais como: o momento ideal de buscar recursos financeiros, investir em novas tecnologias, contratar pessoas ou, até mesmo, reduzir custos.

Por isso é importante que a elaboração do plano de negócios seja uma prática recorrente dentro da organização. Muitos acreditam que o plano de negócios é realizado apenas quando se inicia um novo empreendimento, mas a verdade é que essa ferramenta deve fazer parte do processo de gestão, e como tal, deve ser planejado, testado, verificado e corrigido, num ciclo contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *