Matriz SWOT ou Matriz FOFA para a tomada de decisões

A Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em português) é uma ferramenta do planejamento estratégico criada nos anos 60 para o relacionamento dos pontos fortes e fracos das empresas, do ponto de vista do seu ambiente interno, com as oportunidades e ameaças que enfrentam no mercado.

A matriz possibilita os seguintes cruzamentos:

1) Pontos Fortes (análise interna) com as Oportunidades (ambiente externo): tirar a máxima vantagem dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

2) Pontos Fracos (análise interna) com as Oportunidades (ambiente externo): Desenvolver as estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades emergentes.

3) Pontos Fortes (análise interna) com as Ameaças (ambiente externo): Tirar a máxima vantagem dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

4) Pontos Fracos (análise interna) com as Ameaças (ambiente externo): As estratégias a devem minimizar ou eliminar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer frente às ameaças.

A combinação desses fatores permite a criação de cenários onde o objetivo é melhorar a tomada de decisão, ou seja, o cruzamento das informações detectadas durante o diagnóstico permite a criação de planos de ação que serão colocados em prática na execução da estratégia proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *