Gestão baseada em dados

Uma gestão orientada a dados é quando o processo de tomada de decisões e o planejamento estratégico da organização estão baseados na coleta de dados e análise das informações e não mais na intuição dos empreendedores ou gerentes. Atualmente, mesmo empresas de pequeno e médio portes geram uma quantidade significativa de dados vindos dos mais diversos setores, tais como: produção, vendas, contábil e fiscal, logística, financeiro, estoques, entre outros.
Embora o processo de extração, tratamento e análise de dados possa parecer custoso e, muitas vezes, de difícil implementação para empresas menores, há dois fatores importantes que devem ser levados em consideração: 1) os avanços tecnológicos permitiram que nos últimos anos surgissem diversas ferramentas acessíveis para coleta e análise de dados e, em alguns casos, de baixo custo de aquisição ou implementação; 2) os benefícios advindos da correta análise de dados e utilização dessas informações trazem vantagens que superam, em muito, os custos do projeto.
O uso da tecnologia está cada vez mais presente no cruzamento de informações relevantes para o negócio. Um exemplo prático disso é a utilização, por parte das esferas governamentais, de informações oriundas das declarações eletrônicas entregues pelas empresas e que são utilizadas, inclusive, para a apuração dos impostos a pagar.
As organizações precisam se adaptar rapidamente a esse novo estilo de gestão, onde dados são transformados em informações e informações são transformadas em conhecimento útil. Como todos sabem, conhecimento útil pode ser a diferença entre permanecer ou não num mercado cada vez mais competitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *