Group of casually dressed business people discussing ideas in the office. Creative professionals gathered at the meeting table for discuss the important issues of the new successful startup project.

Como otimizar processos administrativos?

Muito se fala em otimizar e padronizar processos administrativos. As vantagens da padronização são inúmeras: diminui o retrabalho, reduz falhas, distribui melhor os recursos, reduz custos, aumenta a produtividade e o engajamento dos envolvidos, entre outras.

Todo processo é formado por basicamente quatro etapas: 1) entradas: que são os componentes ou recursos utilizados no processo; 2) transformação: é o processo propriamente dito, dividido em pequenas partes interligadas; 3) saídas: são os resultados ou objetivos que se pretendem atingir; 4) feedback: é o retorno da informação, ou seja, o feedback irá modificar ou reforçar o processo, numa função de controle.

Um fator importante da padronização dos processos é a possibilidade da sua automatização.  Com o uso de tecnologias, integrando sistemas e dados há uma tendência cada vez maior de automatizar os processos administrativos, sendo realizados sem a necessidade de interação humana.

De qualquer forma, tudo se inicia pelo mapeamento do processo, entendo quais são os recursos utilizados, seus principais passos e quais os resultados que se esperam. Dessa forma, através de uma boa análise e o uso correto da tecnologia, as tarefas recorrentes podem ser automatizadas.

 

 

Muito se fala em otimizar e padronizar processos administrativos. As vantagens da padronização são inúmeras: diminui o retrabalho, reduz falhas, distribui melhor os recursos, reduz custos, aumenta a produtividade e o engajamento dos envolvidos, entre outras.

Todo processo é formado por basicamente quatro etapas: 1) entradas: que são os componentes ou recursos utilizados no processo; 2) transformação: é o processo propriamente dito, dividido em pequenas partes interligadas; 3) saídas: são os resultados ou objetivos que se pretendem atingir; 4) feedback: é o retorno da informação, ou seja, o feedback irá modificar ou reforçar o processo, numa função de controle.

Um fator importante da padronização dos processos é a possibilidade da sua automatização.  Com o uso de tecnologias, integrando sistemas e dados há uma tendência cada vez maior de automatizar os processos administrativos, sendo realizados sem a necessidade de interação humana.

De qualquer forma, tudo se inicia pelo mapeamento do processo, entendo quais são os recursos utilizados, seus principais passos e quais os resultados que se esperam. Dessa forma, através de uma boa análise e o uso correto da tecnologia, as tarefas recorrentes podem ser automatizadas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *