Como funciona uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial deve ser o agente de transformação para a organização que a contrata. Isso quer dizer que a consultoria deve auxiliar a empresa a ir do ponto “A”, que é a sua situação atual, para o ponto “B”, que é a situação desejável.

Entretanto, muitas empresas não sabem exatamente onde se encontram, quais são as origens dos seus reais problemas e por onde deve começar a resolvê-los. Por isso, o trabalho da consultoria empresarial normalmente inicia pelo diagnóstico, que é um “raio-x” da empresa, podendo abranger várias áreas ou setores: finanças, vendas, compras, produção, etc.

Após a etapa de diagnóstico e com base nas informações levantadas, inicia-se os processos de consultoria necessários para atingir os objetivos propostos. A forma de trabalho varia de acordo com o tipo de consultoria, experiência da equipe de consultores, complexidade do projeto, entre outros.

De uma maneira geral, todo projeto de consultoria deve passar pelo ciclo das funções da administração que são: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento possibilita vislumbrar os objetivos e determinar previamente as ações para alcança-los; a organização permite alocar tarefas, recursos e processos para o resultado que se deseja; a direção, despertar e manter nas pessoas o foco necessário para atingir os objetivos e, finalmente, o controle para assegurar que estamos no caminho correto ou se ajustes devem ser realizados.

A consultoria empresarial, então, é um facilitador que ao utilizar ferramentas e processos de gestão, em conjunto com a alta direção da empresa, trabalha para elevar os resultados beneficiando não apenas a organização em si, mas todos que nela trabalham.

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