CICLO PDCA

O ciclo PDCA ou ciclo de Deming é uma metodologia de gestão utilizada para o controle e melhoria contínua de processos, produtos ou projetos. Baseia-se em 4 etapas sucessivas e repetidas, que se bem aplicadas, facilitam que as empresas alcancem seus objetivos e obtenham sucesso em seus projetos.
A primeira etapa é PLANEJAR (do inglês “plan”) e significa estabelecer as metas e objetivos que se desejam alcançar ou, ainda, identificar as causas dos problemas que impedem que os objetivos sejam alcançados.
A segunda etapa é EXECUTAR (do inglês “do”). Nesse momento é hora de realizar aquilo que foi planejado na primeira etapa.
A terceira etapa é CHECAR (do inglês “check”), ou seja, é hora de verificar se aquilo que foi planejado e executado está dentro do esperado. Nessa fase, indicadores são constantemente monitorados e relatórios específicos são criados.
A quarta etapa é AGIR (do inglês “act”). Nessa etapa, com base nos relatórios e indicadores encontrados, é preciso tomar ações corretivas naquilo que é necessário ou, ainda, padronizar e treinar nos sucessos encontrados.
Como o próprio nome sugere, o PDCA é um ciclo, e não tem um momento de término definido. Levando-se em conta a dinâmica de mudança constante dos ambientes empresariais, o PDCA deve ser recorrente e aplicado com seriedade em todas as suas etapas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *