5S programa de gestão de qualidade empresarial

Quando falamos em melhoria contínua de processos, produtos e serviços, frequentemente cita-se o programa 5S. Muito mais que uma ferramenta da qualidade, o 5S´s é um conceito ou uma filosofia, onde hábitos antigos são substituídos por um novo estilo de comportamento.

O objetivo do 5S é promover na organização um ambiente de trabalho limpo, seguro, produtivo e de respeito ao próximo através da conscientização de todos os envolvidos, que acabam levando esse conceito para fora do ambiente organizacional e, quando bem implantado, disseminando-o em toda a sociedade.

O nome 5S é devido à sua origem no Japão, já que os seus cinco conceitos se iniciam com a letra S. Na tradução para o português seriam:

1) Senso de UTILIZAÇÃO, arrumação, organização ou seleção (Seiri). Que significa distinguir o necessário do que é desnecessário;

2) Senso de ORDENAÇÃO, sistematização ou classificação (Seiton). Ou seja, manter locais adequados para estocar e classificar de acordo com o uso.

3) Senso de LIMPEZA, Zelo (Seisou). É o conceito de manter tudo limpo. Num sentido mais profundo é livrar-se das impurezas, purificar.

4) Senso de Asseio, HIGIENE, saúde, integridade (Seiketsu). Significa manter um ambiente agradável, seguro e em condições de trabalho favoráveis à saúde física e mental.

5) Senso de AUTODICIPLINA, educação e compromisso (Shitsuke). É tornar o aprimoramento constante um hábito. Ser educado e se comprometer com os padrões éticos e técnicos.

Em suma, o 5S é uma mudança de cultura organizacional que traz inúmeros benefícios, como a redução de desperdícios, um ambiente de trabalho sadio e produtivo e a melhoria na qualidade de vida do trabalhador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *